sábado, 19 de janeiro de 2008

Eu e o tempo...


Voltei a pensar no tempo. No tempo de hoje, no tempo de Deus, no meu tempo! O tempo não se deixa possuir por ninguém, não se personaliza, não cabe em ninguém. Deus é o dono do tempo! A mim, cabe apenas buscar ser amiga do tempo, não possuí-lo, controlá-lo ou dominá-lo. Viver apenas... Viver bem o tempo. Ter vida para o tempo, ter tempo para a vida.

"Tudo que Ele fez é apropriado em seu tempo"*

Esperar sempre é um exercício de auto-conhecimento, abandono e esperança. Se eu realmente aposto e insisto que vale a pena esperar até o fim, o caminho da espera torna-se mais suave e leve. Muitas coisas na minha vida eu perdi porque não soube insistir e apostar na espera. É um movimento que não se conforma dentro da experiência racional e pragmática da minha vida. A necessidade de que tudo aconteça de acordo com as minhas expectativas me faz voltar, quase sempre na dor, à luz do Espírito, para uma janela pouco explorada da minha alma. Onde não permito o toque de ninguém. Temo até o toque de Deus, contudo, nada limita a ação misteriosa e amorosa Dele.
Quando me é sugerida a reflexão a respeito do tempo, a esperança que me mantém de pé é a certeza de que tudo que Deus faz é bom, é para sempre.
Disse Sto Agostinho em suas Confissões: Dize à minha alma que Tu és a minha salvação!
Eu só peço a Deus isso, como na última tentativa de que haja mudanças e conversão do meu viver na espera daquele que nunca decepciona... Dize à minha alma, Meu Senhor, ao meu coração, que Tu és o meu fim, minha vida, minha coragem, minha paciência, meu amor, minha salvação, o motivo da espera...

“Compreendi que tudo que Deus faz é para sempre”**

* Ecle 3, 11a
** Ecle 3, 12a

Um comentário:

Paulo Chaves disse...

A vida aqui só encanta porque passa, e descobrir Deus a cada instante, a cada "agora" um pouco mais; é o que faz o futuro não parecer escuro, nos retirando o medo de viver, fazendo-nos já possuir o que pela fé nós esperamos.

Jesus esteja em sua alma.