quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Espera.

"Sem dúvida, aquilo que tu desejas não o vês ainda, mas o desejo te torna capaz, quando vier aquilo que deves ver, de ser saciado. Suponhamos que tu queiras encher algum objeto em forma de bolso e conheces a superabundância daquilo que está para receber; tu alargas aquele bolso, saco, odre ou qualquer outro objeto do gênero; conheces quão grande é aquilo que tu queres pôr nele; com algum esforço, aumentas a sua capacidade. Da mesma forma Deus, fazendo esperar, alarga o desejo; fazendo desejar e engrandecendo a alma, torna-a capaz de receber. Então desejemos, irmãos meus, porque deveremos ser saciados."
---
Santo Agostinho, In: Epistolam Joannis ad Parthos, PL XXXV, IV, 6.

Um comentário:

Paulo Chaves disse...

A espera alimenta o desejo. Ultimamente esta tem sido a Palavra de toda hora, meu consolo a cada lágrima. "A fé é o fundamento da esperança, certeza a respeito daquilo que não se vê" (Hb 11, 1). A espera que Deus me entrega hoje é longa, eu sei, mas a cada dia que passa vejo-O preparando minha alma para recebê-lo assim, então.

A cada dia Deus me manda rezar assim:

"Espera, alma minha, espera
Que esta espera logo passará
Não alimentes ansiedade
Não ponhas pedras em teu caminho
Transforma a dor em gozo
Vive paciente alegria
Que espera o que certamente alcançará
Esta dor que agora sofres
Pensas que não podes suportar
Mas Deus te fortalecerá
Esta espera te fere
Mas por ela cura encontrarás
Para as fraquezas que te fariam perder,
Se agora recebesses,
A felicidade que esperas"

Jesus esteja em sua alma