quinta-feira, 16 de abril de 2009

Eles escolheram o amor


Estávamos nós, eu, alguns colegas e o Matusael, no horário do almoço conversando. De repente, a conversa, na fila do caixa, foi a vida de Santa Gianna Beretta Molla. Partilhava com eles um pouco do que sei da vida dela e o testemunho que ela é para nós, especialmente mulheres. Gianna que foi mãe de 4 filhos, esposa de Pietro Molla, médica e, sobretudo, filha de Deus, alma esposa.

Impressionou-me o fato de nenhum dos que estavam na conversa conhecer a santa. Para mim, no entanto, é um sinal muito especial e concreto da fidelidade de Deus, especialmente quando há disposição em se formar uma família santa, aberta à vida, fecunda, participante da vida de Deus.

"Quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde
o Senhor reine nos nossos corações, ilumine as nossas decisões e guie os nossos
programas". (Santa Gianna)
Uma santa casada, que, provavelmente tinha que acordar mais cedo que todos da casa, para rezar, preparar o café das crianças e equilibrar o lar para que o dia começasse. Provavelmente Santa Giana e Pietro Molla viveram desafios exigências que, humanamente, seriam inconcebíveis ao olhar preguiçoso e egoísta do mundo de hoje. Uma santidade que hoje podemos tocar, desejar e viver.

Para resumir e deixar vocês com vontade de conhecer mais sobre a vida dessa família... Na quarta gravidez de Gianna, um fibroma no útero a colocou diante de duas possibilidades: A vida dela e a vida do bebê. Sem hesitar, Santa Gianna optou pela vida da filha, Gianna Emanuela.

Onde quero chegar? Naquele dia do almoço, algumas horas depois, a esposa do Matusael fez um exame que diagnosticou má formação fetal. A notícia que tivemos foi que, se o neném nascesse, nasceria com alguma síndrome ou doença grave.

Respostas rápidas e impensadas? Não. Eles, mesmo na dor, se decidiram por amar e amar mais ainda o filho que esperavam.

Numa hora dessas o que a gente diz? Questionei-me sobre o que dizer a ele, que é meu colega mais próximo. A única coisa que eu soube dizer foi que Deus é Fiel e a Virgem Maria, juntamente com Santa Gianna, abraçariam aquela causa.

As sugestões de algumas pessoas eu pude acompanhar: "2 meses de gravidez? Poxa... Se fosse antes dava até pra tirar." E outras que não são, sequer, dignas de serem mencionadas.

Eu só sei que doeu em mim... Não faço idéia do que se passa na cabeça de um casal que recebe um diagnóstico dessa natureza para um filho. Este, de modo especial, o primogênito. Pode ser que não chegue a nascer, chorar, abrir os olhinhos.

Doeu em mim e foi assim que eu levei, junto com o Matusael e a Jane, a família deles, os amigos deles, e todas as pessoas que se uniram em oração, para Deus. E Deus, tão compassivo e apaixonado por nós, acolheu a esperança, a dor e a decisão desse casal.

Em exatos 7 dias, a situação foi revertida. Não me pergunte como... Nem os médicos souberam explicar, mas o bebê está completamente saudável e se desenvolve normalmente. O céu abraçou aquela causa...

Para eles, foram 7 dias. Deus quis em 7 dias criar e recriar a história deles.

Enfim... Quero aqui manifestar minha alegria por contemplar a santidade do casal Gianna e Pietro Molla se repetindo na vida de tantos outros. Casais que, com violência, muito amor e abandono em Deus, decidem-se um pelo outro, pelos filhos, pela vida, pela cruz, pela ressurreição.

A partir de respostas como essas cresce em mim a disposição e a decisão por viver o que Deus espera, propõe e deseja para a minha história.

Bendito seja Deus por confiar a nós, seres tão limitados, a participação e adesão ao milagre da vida...
Deus abençoe a todos!

Shalom



Ser na Igreja e no mundo sinal de Amor
Sinal de fecundidade e testemunhar
com fidelidade e alegria o dom da vida
E abraçar as exigências e bênçãos
que
o amor quiser nos dar.
Ser na Comunidade sinal de amor
Sinal de fidelidade e transbordar em total
entrega aos irmãos e a Igreja
E abraçar as exigências e bênçãos que
o amor quiser nos dar.
Eu e minha casa serviremos o Senhor
Eu e minha família testemunharemos o amor
(Cristiano Pinheiro e Fernando Martins - Comunidade Católica Shalom)

6 comentários:

Nanny Santos disse...

Narla Obrigada,

Primeiro gostaria de te agradecer pelas orações que fez por nós, e segundo por deixar que o Senhor use o seu dom com as palavras para evangelizar através da nossa história...

Deus sabe a prova pela qual passamos e te garanto que só recebemos a graça pela confiança depositada no Altíssimo, não só por nós mas pelos nossos amados amigos.

Chorei ao ler o texto, mas foi de alegria!!!!! Obrigada!!!! e que Deus te abençõe cada dia mais!

Abraços

Jane Almeida e bebê (rsrsrsrss)

Unknown disse...

O q dizer diante de tudo isso?
Deus é Perfeito em tudo mesmo...
há algum tempo eu tenho buscado conhecer a Historia de Santa Gianna, até comentei com algumas pessoas (q não a conheciam)o qto o testemunho de vida dela, a sua coragem e o seu amor poderiam tocar e transformar o coração de mtos.. a cada dia eu me encanto mais e agradeço a Deus por nos dar de presente essa mulher, esposa amorosa, mãe, exemplo de santidade e q tem tanto a ensinar a nós mulheres.

Deus te ilumine mto Narlla! A graça e o Amor de Deus transparece em ti. è nitido isso.. Sou mto grata a Deus por poder conviver com vc.

Abraços,

shalom!!!!

Aislucy

Diana Claudia disse...

...Impossível não se arrepiar e chorar com esse texto. Realmente Deus nos surpreende a cada dia e cumpre suas promessas para aqueles que não se perdem no acidental, mas seguem firmemente rumo ao essencial.
"Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá."
Que Deus abençoe sua vida, para q continue sendo um instrumento dele na vida do povo q Ele te confiou e confiará.
Shalom!!!!!

Paloma disse...

Deus é Deus!!!
Como não me emocionar diante dessa linda história de amor e decisão por Deus, pela vida...
Eu que vivi um verdadeiro calvário em minha gestação, contemplo hoje no rosto do meu bebê (lindo, saudável e perfeito) a misericórdia, o amor e o milagre de Deus.
Louvo hoje a Deus pela vida desse casal e do seu bebê que sabem e conhecem o Deus em quem depositaram suas vidas e confiança.
Narlla... Deus abençoe seu dom... e saiba que Deus tem um plano lindo em sua vida... já contemplo e já louvo... entendeu??? Já deu certo!!!
Beijos
Paloma

Paulo Chaves disse...

Às vezes Deus nos permite imitar misteriosamente o sacrifício de Isaac... Escolhas que aparentemente desembocam em situações trágicas e que nos conduzem ao mistério da Páscoa.

Jesus esteja em sua alma

Nivaneide disse...

Deus é fiel!
Testemunhos como este enriquecem nossa fé e reavivam em nós a certeza do cuidado de Deus.
Um forte abraço.