terça-feira, 25 de novembro de 2014

Tomé, o nome escolhido para o nosso bebê

1o de outubro



"Tomé significa 'abismo' ou 'duplicado', em grego 'dídimo'; ou vem de 'thomos', que quer dizer 'divisão', 'partilha'. Significa 'abismo' porque mereceu sondar as profundezas da Divindade, quando à sua pergunta, Cristo respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida'. Significa "duplicado" por ter conhecido de duas maneiras a Ressurreição de Cristo, pois enquanto os outros apóstolos conheceram-na vendo-O, ele O tocou.
Significa 'divisão', seja porque afastou sua mente do amor às coisas do mundo, seja porque se separou dos outros na forma de crer na Ressurreição.
Poder-se-ia dizer ainda que o nome Tomé vem de 'totus means', por ter-se deixado inundar inteiramente pelo amor de Deus.
O nome Tomé também pode vir de 'Theos', Deus, e 'meus', meu, isto é, 'Deus meu', o que corresponde ao que disse quando reconheceu sua fé: 'Senhor meu e Deus meu'". Legenda Áurea - A vida dos Santos (Jacopo de Varazze)



Nenhum comentário: